terça-feira, 23 de novembro de 2010

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2010

Vivemos em um país multicultural e pluralista, onde a maioria da população tem influência das culturas negras que formaram com outras expressões culturais o variado tecido da brasilidade.
Nesse conjunto, sem dúvida, o povo afro-descendente tem uma função própria. Ele vem de populações que, mesmo nas condições mais adversas e na pobreza mais extrema, sabe dançar a vida e expressar alegria e confiança. Como garantir que os filhos e as filhas das culturas afro-descendentes possam cumprir sua missão própria no conjunto da sociedade brasileira?
O Brasil tem uma grave dívida social e moral com relação à população negra, liberada da escravidão e posta na rua, sem indenização, nem condições para se integrar social e economicamente na sociedade brasileira.

20 de novembro de 2010 como o Dia Nacional da União e Consciência Negra.

“A cor negra da pele de homens e mulheres, assim como sua raça e cultura próprias foram motivos de crueldade humana que mancharam e continuam manchando a dignidade da humanidade”. (Reitor da Universidade dos Palmares).

Em nossa Escola foram realizadas atividades durante todo o ano letivo, nos mais diversos níveis (do 1° ano ao 2° grau) e específico para essa semana foi realizado no dia 19/11 em todos os turnos um júri baseado num comercial da marca Nike "As bonecas".
Também se apresentaram os meninos da Capoeira, que no dia 20/11 foram batizados recebendo o primeiro cordão, em cerimônia festiva no Ginásio Municipal de Esportes de Viadutos.







DECORAÇÃO NATALINA COM MATERIAL RECICLÁVEL



A professora Noeli Rigotti , confecciona com seus alunos nas aulas de Artes árvores de natal , guirlandas e candelabros, utilizando material reciclável. Para fazer uma árvore de natal com flores, são utilizadas sacolinhas de supermercado, litros descartáveis e arame. Os candelabros e as guirlandas são feitos com litros descartáveis, restos de tecidos e cones de linha. Os alunos trazem o material e confeccionam junto com a professora. Os motivos de Natal são utilizados para embelezar o ambiente escolar.



ORQUIDÁRIO