domingo, 15 de junho de 2014

INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL




ALUNOS NO FÓRUM DA JUVENTUDE



Os alunos do 3º ano, do Ensino Médio Politécnico da Escola, participaram do FÓRUM DA JUVENTUDE DE MEIO AMBIENTE DO ALTO URUGUAI GAÚCHO, no dia 04 de junho de 2014, na URI, em Erechim, durante todo o dia. O tema abordado foi: Alimentação saudável, Saúde e Meio Ambiente. 




A programação foi desenvolvida através de atividades diversificadas, interessantes e importantes.
A integração entre jovens de diferentes escolas e municípios teve vários momentos de destaque. Em alguns, de forma presencial e, em outros, de forma direta, ativa e atuante como, por exemplo:
- A participação de um jovem por município, em uma mesa redonda para expor sobre assuntos referentes ao tema, previamente estudados nas escolas.
- Socialização e elaboração da Carta da Juventude.
- Participação em oficinas e minicursos.
A Escola se fez muito bem representar pelo estudante GERSON DICKEL, o qual ocupou o espaço a ELE disponibilizado para falar sobre a origem dos agrotóxicos, como é e como deveria ser usado.
Parabenizamos o jovem estudante pela sua brilhante participação e agradecemos aos demais estudantes da turma que lá estiveram interagindo com outros jovens e acrescentando saberes através das palestras, oficinas, dos minicursos, bem como das demais atividades propostas.






COGNOTECA: INTERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL.





COGNOTECA: Um estímulo somatório ao desenvolvimento intelectual.

       Foi implantada, a partir de maio de 2014, na E.E.E. Básica Viadutos a cognoteca. A cognoteca é um espaço de ensino que tem por objetivo estimular o conhecimento dos estudantes através de diferentes jogos que envolvam a cognição, atenção, motricidade, memória e linguagem. A escola possui um acervo de 50 jogos e já encaminhou pedido para receber mais materiais. A iniciativa para criação da Cognoteca partiu da Coordenação Pedagógica que, com ajuda das estagiárias do 7º semestre (turma 2011), do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criaram um espaço de socialização e aprendizagem.
                 
                           





           Os estudantes e professores da escola receberam a ideia e se disponibilizaram a fazer o projeto dar certo, levando as crianças uma vez por semana para a Cognoteca. Os professores participam dos jogos com as crianças, estipulando as regras, montando estratégias, ensinando a resolver problemas e brincando.












terça-feira, 10 de junho de 2014

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA




FORMAÇÃO PEDAGÓGICA


Os professores da E.E.E. Básica Viadutos vêm desenvolvendo encontros de Formação Pedagógica com profissionais especializados nas diferentes áreas do conhecimento.
Os temas selecionados estão relacionados à atualidade e trabalhados de forma interdisciplinar, procurando, sempre, fazer com que os estudantes desenvolvam o lado crítico, através da pesquisa e da socialização.






PAIS NA ESCOLA

PAIS NA ESCOLA: Parceria indispensável para o trabalho produtivo.

No dia 25 de abril de 2014, aconteceu a primeira reunião de Pais na Escola, com o intuito de realizarmos um trabalho em conjunto para o bom andamento das atividades escolares e o bem-estar dos estudantes, estes sempre em 1º plano.
A oportunidade valeu-se, também, para a escolha dos representantes do segmento “Pais” para compor a chapa do Conselho Escolar.







No dia 29 de maio de 2014, os pais voltam à Escola para a Eleição do Conselho Escolar, formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e para receber os boletins de seus filhos (boletins do 1º bimestre do ano letivo).
Para os estudantes do primário, em um 1º momento, foi realizado um bate-papo, na sala de aula de cada turma junto com os pais, alunos e professora.
                 

  








Em um 2º momento, o encontro com pais, professores, direção e estudantes aconteceu no Salão da Escola com a palestra: “Como formar filhos vencedores desenvolvendo caráter e personalidade”, pelo palestrante João Beckmann, a qual, com certeza, foi muito produtiva.




Todos os pais tiveram a oportunidade de conversar com os professores ao retirarem os boletins.
A Comunidade Escolar unida, motiva o crescimento sócio-cultural de todos os envolvidos.


HISTÓRIA DE VIADUTOS



RESGATANDO A HISTÓRIA

A Professora Neuza Rodrigues, autora de vários livros de temas diversificados, esteve presente na Escola Estadual, no dia 27 de maio de 2014, para uma conversa com os estudantes do Ensino Fundamental, séries iniciais (3º, 4º e 5º anos), com a finalidade de resgatar a história do Município, momento em que este comemora 55 anos de emancipação político-administrativa.





Após o encontro, Ela fez o sorteio de algumas de suas obras entre os estudantes.

VISITA DO BISPO


FAMÍLIA: O bem mais precioso.

No dia 20 de maio de 2014, os alunos, professores e funcionários da E.E.E. Básica Viadutos foram agraciados com a presença do Bispo D. José Gislon.
Neste ano, em que se comemora a Ano da Família, a comunidade de Viadutos recebeu a Visita Pastoral do Bispo D. José, da Diocese de Erechim.

Um dos momentos de sua estada na cidade foi a visita à Escola, onde proferiu palestras informais, nos três turnos de funcionamento da atividades escolares e, em grupos, observando a faixa etária. Nas suas conversas, fez referência ao resgate de valores, ao respeito, à união, à realização pessoal e profissional, entre outros. Participaram, junto com o Bispo: O Padre Valdemar (Pároco da Igreja Matriz de Viadutos), o Padre Everton do Curso do Propedêutico de Barão de Cotegipe e o jovem Ricieri, liberado da Pastoral da Juventude de Erechim.